Tipos de desenvolvedor: Front-End, Back-End e Full-Stack

Em ambos os casos, o domínio técnico sobre lógica de programação e ferramentas é imprescindível. Vale lembrar que um profissional deve ter ao menos noções básicas sobre área de estudo do outro, para que o trabalho flua com mais facilidade. O mais importante, portanto, é entender que mesmo que haja alguma diferença na média salarial para esses cargos, ambos são opções rentáveis e que oferecem remunerações semelhantes.

diferença de front end e back end

Ao entender as diferenças entre front-end e back-end, é possível escolher as melhores tecnologias e abordagens para cada projeto, garantindo que a aplicação atenda às necessidades do usuário e funcione de forma eficiente. Já o Back-End fica responsável pelos bastidores de uma aplicação, ou seja, os códigos que permitem a parte visual funcionar corretamente. É esse profissional que faz a ponte entre o banco de dados e as informações do navegador, https://pl.enrollbusiness.com/BusinessProfile/6632531/curso%20de%20teste%20de%20software de acordo com as regras de negócio em questão. No Front-End, o desenvolvedor se preocupa com a estruturação das páginas, a organização dos elementos, o design visual, a responsividade e a usabilidade. Ele trabalha em conjunto com designers e especialistas em usabilidade para garantir que a interface seja atraente, funcional e acessível. Desenvolvedores de front-end entendem a experiência do cliente e atendem às necessidades do usuário.

Tecnologias utilizadas no Front End

Cascading Style Sheets — a linguagem CSS — é utilizada para dar estilo às estruturas criadas com o HTML. Por meio dessa linguagem que o desenvolvedor define cores, alinhamento, tamanhos de fonte, animações e outras implementações de design. A grande maioria dos sites do mundo contam com CSS, uma vez que, sem essa linguagem, os sites ficam com uma aparência simples demais.

A biblioteca de soluções para desenvolvimento de aplicativos e DevOps também conta com várias soluções para seus desafios de desenvolvimento de aplicativos. O desenvolvimento de back-end https://500px.com/p/wojis64155 envolve a criação de uma arquitetura confiável que permita o desenvolvimento de front-end. Os sistemas de back-end armazenam arquivos em servidores diferentes ou em uma CDN.

Cursos

O que pode gerar uma intersecção do mundo Front-end com o Mobile é o React Native, por utilizar tanto o React JS quanto a linguagem JavaScript. Ou seja, enquanto Front-end lida com tudo o que as pessoas podem ver e interagir (como interface, design e animações), o Back-end é o motor oculto, a partir do qual essas funcionalidades podem funcionar. Por causa dessas atribuições, é bastante comum que as pessoas confundam as funções de Dev Front-end com as atividades de designer. Isso significa que o Front-end se relaciona com as partes dos sites que mais se aproximam da pessoa usuária. A plataforma DevMedia está no mercado de ensino deprogramação há 20 anos e com isso conhece o melhor caminho para você se tornarum programador e conseguir entrar para o mercado de trabalho.

diferença de front end e back end

Isso é obtido usando criptografia, sistemas de autenticação seguros e práticas seguras de codificação. A segurança no desenvolvimento de front-end é de responsabilidade principalmente do usuário. Desenvolvedores de front-end se concentram sobretudo nos fluxos de trabalho de validação e autenticação de usuários. A segurança do front-end se concentra nos componentes voltados para o usuário. Isso inclui formulários de entrada, scripts do lado do cliente e a experiência do usuário em fluxos de trabalho de segurança, como autenticação.

O que é Back e Front End: Entenda a Importância Dessas Áreas na Tecnologia

Enquanto o back-end gerencia os dados e a lógica do sistema, o front-end cria uma experiência de usuário atraente e intuitiva. É essa integração entre os dois que resulta em sistemas digitais eficientes e bem-sucedidos. O PHP é uma linguagem de script do lado do servidor projetada especificamente para desenvolvimento web.

  • Enquanto o Front-End cuida da interface e da interação com o usuário, o Back-End lida com a lógica de negócio e o processamento de dados.
  • Ao estudar na Anhanguera, você tem tudo isso e outros diferenciais para sua formação.
  • As duas são apontadas como carreiras promissoras para o futuro do trabalho, segundo o Fórum Econômico Mundial.
  • O objetivo do Front End é proporcionar uma experiência intuitiva, agradável e funcional ao usuário.
  • Embora existam outras linguagens de programação que também podem ser usadas para desenvolvimento web, o PHP é uma opção popular e é suportado por muitos provedores de hospedagem web.

O desenvolvimento de front-end requer não apenas conhecimento em HTML e CSS para estruturar e estilizar as páginas, mas também habilidade em JavaScript para adicionar interatividade, funcionalidade e animações às páginas. É essencial que o back-end seja desenvolvido com habilidade e precisão para https://acertdglobalplatform.mn.co/posts/54110823 garantir a melhor experiência possível aos usuários e o pleno funcionamento do sistema. Hoje em dia, as atividades de designer com foco em experiência da pessoa usuária compreendem usar alguma ferramenta visual (Photoshop ou Sketch, por exemplo) para desenhar as interfaces como deveriam ser.

Leave a Reply